A Região
Aveiro é conhecida como a Veneza portuguesa. Passear na ria, que é alma da região, de moliceiro, conhecer as salinas e as paisagens de encantar, as gentes que desenvolveram uma gastronomia deliciosa. A história está patente nos museus e património histórico-religioso, os anos de prosperidade espelhados nos edifícios Art Nouveau.
Ria de Aveiro
A Ria de Aveiro, também conhecida como Foz do Vouga, é uma laguna que existe na região de Aveiro, entre Ovar e Mira.
Trata-se de uma lagoa costeira de baixa profundidade e extensas zonas entre marés, estendendo-se no interior do território português, paralelamente ao Oceano Atlântico, ao longo de 45 quilómetros de comprimento e com uma largura máxima de 11 quilómetros. A sua área percorre dois distritos (Aveiro e Coimbra) e as localidades de Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Ovar e Vagos.
Museu de Santa Joana
O Museu de Aveiro é o ex-libris cultural da cidade de Aveiro e acolhe um património extremamente rico, atravessando vários séculos de História. É popularmente apelidado de Museu Santa Joana, pois foi aqui que esteve, com as freiras dominicanas, a Princesa Santa Joana.
O museu está situado num dos conventos mais importantes: Convento de Jesus, da Ordem Dominicana feminina, da segunda metade do século XV – e é dedicado à padroeira da cidade: a Princesa Santa Joana – classificado como Monumento Nacional.
Sé de Aveiro
A Sé de Aveiro situa-se no antigo convento dominicano, conhecido por ter sido a primeira comunidade religiosa a instalar-se na cidade. A igreja chama de imediato a atenção pela soberba fachada, com as suas imagens das Virtudes Humanas e a imponente torre sineira. No espaço interior domina o branco da pedra calcária, as várias capelas são decoradas por conjuntos de talha, pedra e azulejo de distintas épocas.
Praia da Costa Nova
A Praia da Costa Nova possui um vasto areal que se prolonga para sul em direção à Praia da Vagueira, onde os apreciadores de caminhadas se podem exercitar. Banhada por um mar agitado, tembém é muito apreciada pelos surfistas.
A imagem mais pitoresca da Costa Nova é a da sua marginal onde se alinham os palheiros de madeira, pintados de riscas de cores fortes alternadas com o branco.
Praia da Barra
Situada junto ao pontão que marca a entrada do Porto de Aveiro e onde desagua a Ria, a Praia da Barra possui um extenso areal e oferece boas condições para a prática de diversos desportos como o surf, bodyboard, kitesurf, vela e pesca desportiva.
Junto à praia destaca-se o imponente Farol de Aveiro, construído há mais de um século e que com 62 metros de altura é o mais alto de Portugal.
Praia da Vagueira
A grande extensão de areia da Praia da Vagueira ainda é usada pelos pescadores que continuam com as suas tradições de pequena escala, embora o puxar das redes carregadas de peixe seja agora feito por trator em vez de touro.
O ponto mais popular da praia fica perto do pontão, pois serve para criar um efeito de quebra-vento. Os mares agitados são bons para os surfistas e não são particularmente perigosos.
Póvoa de Varzim
Terra de pescadores destemidos, a Póvoa de Varzim tornou-se uma das mais conhecidas estâncias balneares do Norte de Portugal, a partir da segunda metade do séc. XIX, hoje em dia, a Póvoa é um animado centro de veraneio, com excelentes infraestruturas de apoio a que não faltam piscinas olímpicas, academias de ténis e squash e diversos campos desportivos.
Banhado por um mar bravio apreciado pelos surfistas, o seu areal extenso e muito concorrido e a grande agitação prolonga-se pela noite fora nos muitos restaurantes, bares e esplanadas e no afamado Casino, um dos mais bonitos e reputados de Portugal.
Vila Nova de Gaia
Centro da indústria do vinho do Porto, Vila Nova de Gaia está repleta de caves. Também é conhecida pelas praias de areia, como a Praia da Madalena. A Praia de Miramar é, sem dúvida, a praia mais bonita da região. Possui a Capela do Senhor da Pedra, aninhada numa rocha no meio da praia.
Cafés com esplanadas e vistas panorâmicas do Douro. Pequenos restaurantes servem peixe grelhado e marisco na antiga vila piscatória da Afurada, onde pitorescas casas em azulejo ladeiam ruas estreitas.